quarta-feira, outubro 26, 2011

Formula 1: Zona de DRS definida para Índia

Bom, acho que não é surpresa para ninguém que não teria como utilizar um mapa do Google Maps, porque a pista é nova. Lá só aparece o canteiro de obras, mal dá para reonhecer o traçado encrustado ali. Assim, mais uma vez me utilizo do mapa oficial da FIA.
India_drs
Em parte eu acertei minha previsão: a segunda Zona de DRS se inicia justamente no ponto mais baixo do retão oposto, a partir do ponto onde os carros começam a subir novamente, naquela ladeira. Mas fiquei surpreso de ver que haveria uma segunda zona de DRS. E, assim como em Monza, há dois pontos de detecção distintos, um para cada zona, e não uma "zona dupla" com um único ponto de detecção que vale para ambas, como foi no Canadá e na Alemanha.

Minha opinião? A princípio eu achei exagerado, que daria uma vantagem absurda ao piloto que estivesse passando. Mas aí me dei conta de que são dois pontos de detecção distintos, o que pode dar umas brigas boas aí: um piloto passa na primeira zona, mas tem que correr para se defender da segunda que vem logo depois da próxima curva, descendo a ladeira a toda velocidade, senão perde a posição recém alcançada. Só espero que isso não se torne uma manobra maçante, um placebo, onde as ultrapassagens ficam sem valor.

Quanto a pista em si, gostei do seu traçado. Ela não é 100% plana, como a do GP seguinte (Abu Dhabi), e não é cheia de curvas de 90º que só servem para travar os carros. A reta oposta tem uma descida acentuada até o seu ponto médio, quando então volta a subir até chegar na curva 4. E por falar em curvas, quero levantar dois pontos, também:
  1. Notaram aquelas curvas 10 e 11? Na prática é como se fosse um grande curvão levemente inclinado, lembrando um pouco (mas só um pouco mesmo) uma pista oval. Quero ver como vai ser na prática, mas deve haver disputas interessantes por ali também;
  2. Outro ponto que achei curioso foram as curvas 1, 2 e 3, que formam um traçado inusitado na pista. Gostei do conceito, mas vamos ver como ele vai ser na prática, principalmente na largada. Não me surpreenderia se rolasse algum encontro entre carros por ali.
Enfim, é isso. Outros comentários? Não? Então aguardemos para ver como será o desempenho dessa pista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Provavelmente vão ajustar as asas para as retas. Espero que realmente tenham boas ultrapassagens.
Dei uma olhada de 2005 até a atualidade (tive um tempinho livre) e me identifiquei com conteúdo.
Parabéns pelo blog.