sábado, junho 17, 2006

Morre o humorista Bussunda, do "Casseta e Planeta"

Notícia retirada do site Globo Online:
Morre o humorista Bussunda, do 'Casseta e Planeta'
TV Globo
RIO - O humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda do programa Casseta e Planeta, morreu na manhã deste sábado vítima de um infarto em Munique, na Alemanha. O comediante estava na cidade alemã, onde a seleção brasileira joga neste domingo contra a Austrália, para gravar os programas "Casseta e Planeta", da Rede Globo, na Copa. O humorista, que completaria 44 anos no próximo dia 25, era casado e deixa uma filha.
Bussunda começou a passar mal no fim da sexta-feira, ao fim de uma partida de futebol, disputada após um dia inteiro de gravações num campinho próximo ao hotel onde estava hospedado com a equipe.
Caminhando de volta para o hotel, a cerca de cem metros do campinho, Bussunda queixou-se de enjôo e dores nas costas, e pediu que jogassem água em sua cabeça. Já no hotel, jantou normalmente e foi dormir. Preocupados, os colegas ainda ligaram várias vezes para o quarto durante a noite, mas Bussunda assegurou que estava bem.
Pela manhã, durante o café da manhã, o humorista, porém, disse que não dormira bem. Dois paramédicos, também hóspedes, foram chamados ao quarto de Bussunda, que teve o ataque cardíaco quando estava sendo examinado, às 7h da manhã, no horário loca (às 2h de Brasília).
O diretor do programa "Casseta e Planeta", José Lavigne, que estava com Bussunda na Alemanha, falou sobre a morte.
- Ele ontem saiu de um futebolzinho, aqui atrás do hotel, num gramadinho que tem ali e sentiu meio mal; sentou um pouco e depois disse que estava bem. Mas, hoje de manhã, estava se sentindo mal e preocupado com as gravações. Eu disse que ele não precisava se preocupar, tinha os paramédicos...e aí a fatalidade aconteceu. É isso que eu tenho para falar - acrescentou o diretor, muito emocionado.
José Lavigne lembrou que Bussunda não costumava se queixar sobre saúde, além do que seria normal para alguém da faixa da idade do humorista.
- Era um cara que sentia as coisas normais de saúde, como eu tenho as minhas, como todos têm, mas nada especial. Era um cara que jogava futebol toda a semana, gostava de esporte, apesar da aparência...gordo e tudo. Era um cara muito ágil. Foi muito inesperado, muito inesperado.
Os colegas que estavam com Bussunda na Alemanha, Hélio de la Peña, Beto Silva e Cláudio Manoel, retornam para o Brasil ainda neste sábado. A equipe deverá fazer uma homenagem ao humorista no programa da próxima terça-feira.
A Embaixada do Brasil na Alemanha acompanha o caso. Um atestado de óbito já foi emitido, constatando a morte natural. Não está confirmado que o traslado do corpo será feito ainda neste sábado.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma nota lamentando a morte do humorista. O jogador Ronaldo Fenômeno, que era imitado por Bussunda, manifestou especial pesar por Bussunda, de quem se diz um admirador.
Bussunda começou a carreira como redator do jornal humorístico "Casseta Popular", que fez sucesso no início da década de 80, ao combinar o humor escrachado com a crítica política e de comportamento. Na época, o comediante ainda era estudante de jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No fim dos anos 80, Bussunda e seus colegas do "Casseta Popular" e do "Planeta Diário" - outra publicação que usava o mesmo tipo de humor - foram convidados pela Rede Globo para trabalharem como roteiristas do "TV Pirata". Já na década de 90, eles fizeram, com a apresentadora Doris Giesse o programa "Doris para maiores", começando a formatar o que fariam a partir de 1992 com o programa "Casseta e Planeta urgente".
Além do programa de TV, o Casseta e Planeta fez discos ("Preto com um buraco no meio"; "Pra comer alguém" e "The bost of Casseta & Planeta"), livros (em 1994, Bussunda lançou "Bussunda na Copa") e o filme "A taça do mundo é nossa". Atualmente, o grupo estava preparando seu segundo longa-metragem, "Seus problemas acabaram!".
Leia mais sobre a carreira de Bussunda.

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

Hoje quando abri a internet , primeira noticia que vi foi que o Bussunda tinha morrido. Estou realmente aborrecido com a perda do Bussunda, a meu ver, um dos melhores do humor brasileiro. Acredito que se ele pudesse dar a noticia de sua morte o faria assim:

Morre e ainda por cima falece o Bussunda ...

O Casseta e planeta também deve ter morrido!

Tudo de bom.

Marco Aurélio

Ângela disse...

Realmente é uma perda inesperada para nós, brasileiros e fãs do humor do Casseta e Planeta. É como se tivesse morrido junto o Ronaldo Fenômeno, o presidente Lula, o Tabajara Futebol Clube... Muito triste mesmo.