sábado, setembro 10, 2005

Primeiro choro do bebê pode ser ainda no útero materno

Retirado do site do Globo On Line

09/09/2005 - 15h19m
Primeiro choro do bebê pode ser ainda no útero materno


Reuters

NOVA YORK - O primeiro choro do bebê pode acontecer antes da palmadinha do médico após o parto. Ele pode ter ocorrido ainda dentro do útero materno, acreditam pesquisadores.

Com o auxílio de imagens de ultra-sonografia gravadas em vídeo, pesquisadores descobriram que um grupo de fetos no primeiro trimestre de gestação apresentou evidências de "comportamento de choro" em resposta a sons de baixos decibéis no abdômen materno.

Os fetos demonstraram uma espécie de susto em resposta ao ruído, seguido de inspirações e expirações profundas e de um abrir de boca e tremer de queixo típicos de quem vai cair em prantos.

O comportamento, verificado em 11 fetos, começa a partir da 28ª semana de gravidez.

- As observações foram feitas por acaso - contou o médico da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, Ed Mitchell, co-autor do estudo.

As ultra-sonografias e os estímulos sonoros foram feitos como parte de uma pesquisa para verificar os efeitos do hábito materno de fumar e usar cocaína durante a gestação.

Primeiro, os pesquisadores pensaram que a resposta dos fetos era de apreensão. Mas depois, olhando mais de perto as imagens gravadas, verificaram que o comportamento dos fetos era análogo ao das crianças quando choram - contou Mitchell.

Para o medico, não é uma surpresa que fetos com este tempo de vida tenham este tipo de comportamento, já que bebês prematuros que nascem em torno da 28ª semana de gravidez são capazes de chorar.

A descoberta, que foi divulgada no "Archives of Disease in Childhood: Fetal and Neonatal Edition", terá, segundo o médico, importantes implicações. Para chorar, comentou o médico, o feto precisa não apenas ter capacidade de se movimentar, mas também de um desenvolvimento sensorial e cerebral para processar o som e reconhece-lo como algo negativo.

Ed Mitchell aproveitou para lembrar de um recente e polêmico estudo no qual pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, concluíram que os fetos são incapazes de sentir dor antes da 29ª semana de gravidez.

- Acredita-se que o "caminho da dor" no cérebro começa a se desenvolver entre a 23ª e a 30ª semana de gravidez - concluiu Mitchell.