sexta-feira, junho 15, 2007

Rebaixado outra vez, Plutão não é nem o maior planeta-anão do Sistema Solar


Rebaixado outra vez, Plutão não é nem o maior planeta-anão do Sistema Solar

Plantão | Publicada em 14/06/2007 às 19h21m
Reuters

Plutão e CaronteWASHINGTON - Coitado de Plutão, foi rebaixado de novo. Cálculos publicados nesta quinta-feira mostram que aquele lugar remoto, que os astrônomos já nem consideram mais um planeta, não é nem mesmo o maior dos chamados planetas-anões em nosso Sistema Solar - ficou para trás do recém-descoberto Eris.

Michael Blown e Emily Schaller, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, usaram dados coletados pelo Telescópio Espacial Hubble e pelo Observatório Keck, do Havaí, para determinar pela primeira vez que Eris tem uma massa superior à de Plutão.

Descoberto em 2005 e batizado como a deusa grega da discórdia, Eris, com aproximadamente metade do tamanho da nossa Lua, é 27 por cento mais pesado que Plutão, segundo os cientistas.

Plutão, batizado em homenagem ao deus grego do submundo, foi descoberto em 1930. Era considerado o nono planeta do nosso Sistema Solar até agosto de 2006, quando a União Astronômica Internacional o declarou um planeta-anão, termo que se refere a corpos esféricos na órbita do Sol, mas menores que os oito planetas, e normalmente no cinturão de asteróides de Kuiper, nos confins do Sistema Solar.

"Não acho que estejamos pegando no pé de Plutão", disse por telefone Brown, professor de Astronomia que ajudou a rebaixar o ex-planeta. "É só a verdade. [Eris] simplesmente tem mais massa que Plutão, é assim que é."

As conclusões foram publicadas na revista Science. Os cientistas já haviam concluído que o diâmetro de Eris era maior que o de Plutão, mas não sabiam a respeito da massa.

Fonte: O Globo Online

Um comentário:

Misao disse...

Tão pegando no pé sim! Tadinho! Já tô sem planeta regente e ainda me botam ele debaixo de um anão recém-descoberto! Sacanagem!