sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Dispositivo projeta imagens reais em 3D no ar

Os japoneses, como sempre, dando um show em inovações tecnológicas. Vejam a conquista da vez:
Quinta, 16 de fevereiro de 2006, 11h53

Dispositivo projeta imagens reais em 3D no ar



O Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnologia Avançada do Japão (AIST) desenvolveu um dispositivo que utiliza lasers para projetar no ar imagens reais em três dimensões. O aparelho é capaz de mostrar formas usando luz branca.

Veja fotos do projetor

A AIST desenvolveu o projetor com a cooperação da Universidade de Keio e a empresa Burton, de Kawasaki, no Japão. Até agora a projeção de imagens tridimensionais era artificial, utilizando ilusões de ótica para simular o efeito de profundidade.

O novo dispositivo, entretanto, cria imagens realmente em 3D ao utilizar um laser que, através de uma lente, indica pontos no espaço e cria emissões de plasma a partir do nitrogênio e oxigênio no ar no ponto de foco.

Durante uma demonstração, as lasers foram emitidos mais de cem vezes por segundo, formando imagens no ar a até 50 cm do aparelho. O calor da luz fez com que o ar se expandisse, produzindo estalos que pareciam pequenas explosões.

Por enquanto, o projetor só consegue mostrar imagens até três metros de distância. Os pesquisadores esperam desenvolver aparelhos capazes de mostrar imagens coloridas e mais distantes, que poderiam ser utilizadas com publicidade e pirotecnia.

Nenhum comentário: