quinta-feira, outubro 13, 2005

Narradores de Javé

Hoje o professor de IHC (Interface Humano Computador) colocou esse filme para assistirmos, na sala de aula. Servia para demonstrar uma prática de Engenharia de Software, que é o trabalho conjunto para um objetivo comum. Mais especificamente, está relacionado com como contar uma história em grupo (ou como se organiza o conhecimento parcial de várias pessoas sobre um assunto só, que seria a soma do todo).
O filme conta a história dos moradores do vilarejo do Vale de Javé e o drama da cidade: uma represa precisa ser construída e a cidade de Javé será alagada. E a única chance que eles têm é a de provar que a cidade possui um valor histórico a ser preservado. E para isso, precisam colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho. Mas há um detalhe: a maioria das pessoas é analfabeta. Para escrever sua história, então, recorrem ao ex-carteiro da cidade. Um homem banido por todos, que para evitar que o posto de correios do lugar seja fechado (afinal, para que correio em uma cidade de analfabetos?) começa a escrever cartas para pessoas de outras cidades e conhecidos seus, contando mentiras e calúnias dos habitantes da cidade, para poder assim gerar movimento na agência, e evitar o fechamento da mesma (e assim, preservar o seu emprego).
É uma história muito interessante, ainda mais pelo carisma de Biá, o escriba da Grande História de Javé (volume 1).
É um filme que recomendo a qualquer um a assistir. Clique aqui ou aqui para ler uma resenha mais completa do filme. Recomendo à todos.

Nenhum comentário: