sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Imagem Google do Dia: Jogos Olímpicos de Inverno 2014 - Sochi e Carta Olímpica (de uma forma genial!)

Ontem o Google lançou mais um de seus doodles, para celebrar alguma data ou evento especial. Geralmente ele adapta seu logo ao contexto, e muito raramente troca as suas cores. Essa foi uma dessas vezes. Além de fazer um logo celebrando os Jogos de Inverno do momento, também o fez de forma a se manifestar contra a política "anti-gays" da Rússia, ao adotar a Bandeira Arco-Íris, símbolo do movimento LGBT (ou qualquer que seja a sigla do momento).


Além disso, ao contrário do que seria o normal, onde clicar no link nos levaria para uma busca pelo termo "Jogos Olímpicos de Inverno 2014 Sochi", ou algo assim, a imagem nos leva para uma busca pela Carta Olímpica, onde nela podemos ler: "A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play."

E não é só isso: para evitar possíveis "censuras" de qualquer forma do governo russo (ou qualquer outro), a imagem não está contida em um link externo, como seria de praxe, mas sim EMBUTIDA dentro do código da página inicial do Google. Ou seja, para poder bloquear a imagem, seria preciso bloquear o GOOGLE propriamente dito (ou criar um filtro que reescreva a página para remover a imagem embutida).

Parabéns ao Google por se levantar contra o preconceito do governo russo aos homossexuais. Sua ideia foi genial.