segunda-feira, maio 11, 2009

Música do Dia - Braid

Braid é um jogo para PC (Windows) e XBox 360 (Live Arcade) bem diferente, onde você não está restrito pelas amarras do tempo: você tem total controle sobre o mesmo, podendo retrocedê-lo e escapar da morte certa, e tentar resolver a tarefa outra vez, mas de uma outra forma. É um jogo onde você aprende com seus erros e seus erros do passado podem ser desfeitos, sem deixar consequencias no futuro. Onde o tempo varia conforme a sua posição no espaço. Onde realidades paralelas coexistem para que você possa ajudar a si próprio na solução dos problemas.
O jogo segue os passos de Tim, o protagonista, com a nobre missão de resgatar uma princesa de um monstro terrível. Ele foi feito no clássico esquema de "jogo de plataforma", em 2D, mas possui um visual magnífico, que mais lembra uma pintura animada. Além de ser engenhosamente bem produzido, com quebra-cabeças desafiadores onde você precisa ser um mestre na manipulação e entendimento do tempo, nas causas e consequencias de seus atos, para poder tirar proveito dos mesmos.
Mas ele também é memorável em sua belíssima trilha sonora, composta de músicas instrumentadas que não foram feitas para ele, e sim licenciadas para uso no mesmo. O autor optou por músicas que pudessem se mesclar ao visual do jogo, que fossem relativamente longas para que os jogadores não percebessem as repetições, e que fossem agradáveis de ouvir quando escutadas ao contrário, e foram licenciadas no próprio site que fornece as músicas na playlist abaixo. E é isso que vim postar aqui. Curtam as belíssimas melodias que trago de presente para vocês.

PS: se o jogo lhe interessou, não deixe de escutar o último podcast da galera do NowLoading falando justamente desse jogo (na presente data, a edição #45, de 10 de maio de 2009). Podcast esse que me motivou a postar as músicas abaixo.


Music from Braid by Sieber, Kammen, Fulton and Schatz